Comemora-se hoje o sexagésimo quinto aniversário do primeiro voo comercial da SATA Air Açores, realizado entre São Miguel e Santa Maria.
A companhia aérea assinala a efeméride com a inauguração de duas exposições comemorativas do evento, sendo a primeira no aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, seguida do lançamento do livro “SATA, de Sociedade de Estudos a Sociedade Gestora de Participações Sociais – Genese e Desenvolvimento Operacional”, da autoria do Professor Ermelindo Peixoto. A inauguração da segunda exposição terá lugar no Aeroporto de Santa Maria.
Recorde-se que a SATA Air Açores é a companhia aérea portuguesa, em atividade, com maior longevidade, tendo sido fundada a 21 de Agosto de 1941 (há 71 anos), então com o nome “Sociedade Açoreana de Estudos Aéreos, Lda.”, tendo realizado o seu primeiro voo comercial no dia 15 de Junho de 1947, ou seja, há 65 anos atrás.
O primeiro voo comercial partiu do aeródromo de Santana, em Rabo de Peixe, Ribeira Grande, com destino à ilha de Santa Maria e foi realizado num Beechcraft UC-Expeditor, com a matricula CS-TAA e batizado com o nome de “Açor”.
O voo São Miguel/Santa Maria contou com 7 passageiros (lotação máxima do avião) e foi efetuado pelo comandante Marciano Bonnuchi Veiga.
Desde então, a SATA Air Açores não mais parou de voar e, atualmente, conta com uma frota de 6 aviões turbo-hélice modernos, eficientes e confortáveis, nomeadamente, 4 Bombardier Q400 NextGen e 2 Bombardier Q200 que, além de ligarem diariamente as ilhas dos Açores, voam para a Madeira, Algarve e Canárias, realizando anualmente cerca de 15.000 voos e transportando cerca de 450.000 passageiros.