A reunião entre a transportadora aérea açoriana SATA e o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) terá lugar em Ponta Delgada a 23 de Abril, disse hoje à Lusa o presidente do Grupo SATA, António Gomes de Menezes.
A reunião para tentar evitar a greve decretada pelos pilotos esteve agendada para segunda-feira, mas acabou por não se realizar devido a alegadas dificuldades de deslocação.
Inicialmente, António Gomes de Menezes havia dito que a reunião teria lugar a 26 de Abril, mas confirmou posteriormente que se realizará na próxima segunda-feira.
O arquipélago dos Açores pode ficar sem transportes aéreos entre 10 e 13 de Maio, período em que coincidem as greves marcadas pelos pilotos da SATA Air Açores, que assegura as ligações dentro do arquipélago, e da SATA Internacional, que assegura as ligações aéreas com o exterior.
Este período coincide também com a data da realização da Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, uma das mais importantes festas religiosas dos Açores, que atrai todos os anos milhares de turistas e emigrantes açorianos de várias partes do mundo.
«O facto de ser um elo de ligação entre as ilhas açorianas e entre o continente e os Açores e, por essa razão, ter um carácter único em termos de actividade económica nos Açores e com um impacto único, faz com que a administração da SATA esteja a tentar chegar à melhor solução», frisou, na terça-feira, o porta-voz da empresa.
José Gamboa salientou ainda que a marcação de uma greve numa altura como a da Festa, do Natal ou de outro período mais crítico em termos de operação da SATA, «obviamente que poderá comprometer o futuro da empresa».
«A administração da empresa está sempre disponível e muito empenhada em resolver as situações e não criar atritos que possam beliscar a competitividade e a sustentabilidade da SATA», acrescentou o porta-voz.
Lusa