SATA e sindicatos chegam a acordo

SATA e plataforma sindical chegam a acordo na reunião desta sexta-feira que decorreu em Lisboa.
 

A plataforma que reúne cinco sindicatos do setor da aviação anunciou hoje um pré-acordo com a administração da transportadora aérea SATA para evitar cortes salariais entre 3,5% e 10% previstos no Orçamento do Estado.

“Não é uma colagem à situação desejável que foi encontrada no continente para o grupo TAP, mas criou-se uma aproximação saudável que vamos apresentar aos nossos trabalhadores do grupo SATA”, afirmou à Lusa o porta-voz da plataforma sindical, Jaime Prieto, no final de uma reunião de quase seis horas com a administração da transportadora açoriana.

Em declarações à Lusa, Jaime Prieto adiantou que “estão reunidas condições para uma solução para pôr um ponto final neste conflito”, que já levou à realização de greves em abril e maio.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), as direções dos sindicatos vão levar à assembleia-geral, durante a próxima semana, o pré-acordo alcançado para os trabalhadores o subscreverem.

Jaime Prieto explicou que o acordo para a SATA “não é uma colagem à situação desejável encontrada para o grupo TAP”, mas, apesar de diferente na forma, “o objetivo alcançado é muito semelhante”.

As medidas acordadas são retroativas ao início do ano, altura em que começou a ser aplicado o corte salarial médio de 5% em salários brutos acima de 1.500 euros, aplicado na generalidade da função pública e das empresas do setor empresarial do Estado.

O porta-voz dos trabalhadores considerou que a solução para o conflito “chega tarde”, tendo entretanto os trabalhadores feito seis dias de greve, em abril e em maio.

Em março, os trabalhadores da TAP chegaram a um acordo com a administração da companhia aérea liderada por Fernando Pinto para evitar os referidos cortes, na véspera de uma greve de três dias.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here