“A operação de hoje foi toda cancelada e será realizada uma operação totalmente extraordinária”, afirmou José Gamboa, porta-voz da SATA.
Na prática, isto significa que os passageiros que tinham voos marcados para hoje não seguem viagem até que esteja normalizada a situação dos que ficaram retidos nos últimos dias.
“No total, vamos disponibilizar 7338 lugares em 62 voos extraordinários”, afirmou José Gamboa, admitindo que este número de lugares é superior aos passageiros retidos desde sábado, pelo que “é provável” que alguns passageiros com voo para hoje ainda consigam seguir viagem”.
A operação de hoje, que já começou às 08:00 com a partida do voo de Ponta Delgada para o Funchal, vai arrancar em força às 12:00, altura em que começam as ligações entre as ilhas do arquipélago e de e para o exterior, especialmente para o continente, mas também para os EUA e Canadá.
A SATA recomenda, no entanto, que os passageiros não se dirijam para os aeroportos antes de serem contactados pelo serviço de call center da empresa, de forma a evitar grandes aglomerações num dia que se prevê de grande movimento.
A transportadora aérea açoriana assegura que todos os passageiros que vão viajar nos voos extraordinários serão contactados, pelo que apela a que os passageiros não se desloquem para os aeroportos se não forem contactados previamente para esse efeito.