A companhia aérea açoriana SATA não realiza durante a manhã de sexta-feira voos que tinha agendado entre as ilhas dos Açores devido ao mau tempo, tendo reprogramado estas ligações para o início da tarde, disse fonte da empresa.
O porta-voz da companhia, António Portugal, adiantou à Lusa que, devido às previsões meteorológicas, “a SATA reprogramou os seus voos para que se iniciem a partir das 13:00” locais de sexta-feira (mais uma hora em Lisboa), indicando que estavam previstas, por exemplo, ligações para as ilhas de Santa Maria, Terceira, Faial, São Jorge e Graciosa.
António Portugal disse ainda que o voo da SATA Internacional de Boston para a ilha Terceira na sexta-feira, num avião que faria também a ligação com Lisboa, foi igualmente reprogramado.
Assim, o aparelho só deverá chegar durante a tarde à ilha Terceira de onde partirá para Lisboa pelas 17:30 locais, acrescentou.
O porta-voz da transportadora esclareceu pelas 20:00 que os passageiros estavam a ser informados das alterações aos voos.
O furacão ‘Alex’, que poderá provocar rajadas de 170 quilómetros/hora e ondas de 18 metros no grupo central dos Açores (ilhas Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge), está a evoluir na direção do arquipélago e os seus efeitos deverão começar a fazer sentir-se a partir das 23:00 locais (mais uma hora em Lisboa).
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para as ilhas do grupo central, o aviso vermelho para chuva vigora entre as 02:00 e as 14:00 de sexta-feira (mais uma hora em Lisboa), enquanto o mesmo aviso para o mar mantém-se entre as 05:00 e as 15:00.
O mesmo aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, mas para o vento está em vigor entre as 05:00 e as 14:00 de sexta-feira no mesmo grupo.
Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) foi também emitido um aviso vermelho para chuva entre as 02:00 e as 14:00 de sexta-feira e para vento, esperando-se nestas ilhas rajadas até 130 quilómetros/hora entre as 05:00 e as 13:00.
Lusa