“A operação entre as ilhas está a ser condicionada pelo mau tempo, mas a SATA não cancelou qualquer dos voos programados para o dia de hoje”, afirmou José Gamboa, porta-voz da transportadora aérea, em declarações à Agência Lusa.
Os serviços mínimos estabelecidos para as viagens aéreas nos Açores em dia de greve geral previam apenas a realização de duas ligações entre S. Miguel e a Terceira e de um voo para todas as restantes ilhas, com a exceção do Corvo, que não tem voos de carreira à quinta-feira.
Segundo José Gamboa, estas viagens estão programadas para a tarde, integrando-se os voos realizados durante a manhã na operação normal da companhia aérea.
No que se refere aos serviços mínimos estabelecidos para as ligações ao exterior estão contemplados voos entre Lisboa-Terceira-Lisboa e Lisboa-Ponta Delgada-Lisboa.
Esta é a oitava greve geral convocada pela CGTP. O protesto surge contra o agravamento da legislação laboral, o aumento do desemprego, o aumento do empobrecimento e as sucessivas medidas de austeridade, acontecendo quatro meses após a última greve geral.
Desta vez, a UGT não se junta ao protesto, ao contrário do que aconteceu a 24 de novembro de 2011 e de 2010, porque a central sindical liderada por João Proença assinou o acordo para a Competitividade, o Crescimento e o Emprego que está na origem da revisão da legislação laboral.
Lusa