Para acabar com as “lamúrias” dos autarcas, a companhia aérea optou, este ano, por inverter os procedimentos, enviando primeiro a proposta de horário aos municípios, para permitir eventuais alterações que possam vir a ser propostas, adiantou a fonte.
Este novo procedimento da SATA obriga, por outro lado, a companhia aérea a antecipar a programação do horário de verão IATA, muito procurado pelos operadores turísticos e por aqueles que pretendem viajar inter-ilhas.
Recorde-se que alguns presidentes de Câmara, sobretudo das ilhas mais pequenas, queixavam-se, regularmente, dos horários de verão da transportadora regional, ou porque não previa um voo para determinada ilha aos sábados ou aos domingos, ou porque as ligações inter-ilhas não permitiam a alguns passageiros apanhar, no mesmo dia, o voo para Lisboa na SATA Internacional.
A agência Lusa tentou ouvir autarcas açorianos sobre esta matéria, mas alguns ainda não tinham recebido a carta enviada pela SATA, e os que receberam, ainda não tinham tido oportunidade de avaliar os horários.
A SATA Air Açores possui uma frota nova de aviões Bombardier Dash Q200 e Dash Q400 para assegurar regularmente voos entre todas as ilhas dos Açores.