A Secretaria Regional da Saúde assina, amanhã, dia 23 de Junho, dois protocolos com a “ARRISCA” e um com o Centro “Villa dos Passos”, Instituições de Solidariedade Social que desenvolvem acções de prevenção no âmbito do combate às dependências.
Um dos protocolos a assinar com a ARRISCA visa a criação do Centro Local de Intervenção da Toxicodependência (CLIT), que tem como finalidade o tratamento e a prestação de cuidados integrais a toxicodependentes. Estas intervenções visam a reabilitação de toxicodependentes, a melhoria das suas condições de vida e facilitar a sua plena inserção social.
O segundo protocolo tem como objecto a criação do Programa de Manutenção por Substituição Opiácea, em Baixo Limiar, destinado à população toxicodependente que não adere aos programas de tratamento em instituições específicas e que persiste no consumo patológico. Este programa assenta na estratégia da redução de riscos e minimização de danos.
No Centro “Villa dos Passos” é reforçado o protocolo anteriormente assinado, alargando o número de camas protocoladas de 7 para 12, em regime de internamento e passando a incluir 7 camas em regime de apartamento de reinserção.
Os três protocolos resultam num investimento de cerca de 260 mil euros.