Secretário da Saúde apela à vacinação contra a gripe

O secretário regional da Saúde dos Açores, Luís Cabral, afirmou esta terça-feira que a taxa de vacinação contra a gripe no arquipélago não ultrapassa os 60%, apelando aos grupos mais vulneráveis a fazê-lo nos respetivos centros de saúde.
 

“Infelizmente, o apelo lançado à população não foi totalmente aceite, tendo sobrado algumas vacinas nalgumas unidades de saúde”, afirmou aos jornalistas Luís Cabral, assegurando que “ainda não foram detetados casos de Gripe A nos Açores”.

O governante falava à margem de uma conferência organizada pelo Comando Operacional dos Açores, em Ponta Delgada, sobre “As Forças Armadas e a Proteção Civil”.

Sem quantificar quantas vacinas foram adquiridas pela região, Luís Cabral disse que a vacina deste ano já inclui a estirpe da gripe H1N1 e recordou que a recomendação da tutela é para que “todas as pessoas dentro das faixas etárias mais suscetíveis se deslocam aos centros de saúde para serem vacinadas”.

Segundo Luís Cabral, desde que o problema da Gripe A se levantou a nível nacional as autoridades responsáveis nos Açores estão em contacto direto com as direções clínicas dos hospitais regionais e, “até ao momento, não há nenhum caso registado”.

Apesar disso, o governante admitiu que dentro de duas ou três semanas possam surgir casos de gripe A na região.

Atualmente há 20 casos de internamentos nas unidades de cuidados intensivos dos hospitais portugueses devido à gripe A, mas, de acordo com o diretor-geral da Saúde, “é preciso ter em conta que estas situações sempre ocorrem”, pelo que “não há aqui um dado novo” e, em termos gerais, a situação “não será alarmante”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here