O Secretário Regional da Saúde defendeu esta terça-feira, no Corvo, uma cultura de prevenção aliada a uma verdadeira aposta na educação para a saúde.
“É importante articular junto das escolas e das entidades ligadas à saúde os programas de saúde escolar e de prevenção já em curso e as novas medidas que estão a ser preparadas para serem implementadas”, afirmou Rui Luís, em declarações no final de uma reunião com o Conselho Executivo da EBI Mouzinho da Silveira.
Rui Luís destacou o aprofundamento de ações sobre a promoção de hábitos de vida saudável e a sensibilização ao nível da proteção civil, primeiros socorros e suporte básico de vida, entre outros programas que poderão ser articulados com os vários departamentos do Governo dos Açores.
“O objetivo é começar a criar na juventude açoriana uma cultura de prevenção, sendo fundamental o fomento de iniciativas desde muito cedo no percurso de vida das crianças”, frisou.
No âmbito da visita à mais pequena ilha do arquipélago, Rui Luís reuniu-se também com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Corvo, salientando “o empenho, dedicação e elevado nível de preparação e formação que os voluntários desta associação têm demonstrado nos momentos em que são chamados a intervir na comunidade e o papel que demonstram ao nível da prevenção”.
O Secretário Regional registou o interesse de muitos jovens em ingressar neste tipo de voluntariado, fruto do trabalho de sensibilização que tem vindo a ser realizado e materializado no elevado número de pessoas que concorreram para o efeito.
Neste segundo dia da visita à ilha do Corvo, o governante reuniu-se ainda com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Corvo, num encontro em que foi assinalada a intenção de partilha de meios e recursos entre esta instituição e a Unidade de Saúde de Ilha, de modo a prestar um melhor nível de cuidados aos utentes do Lar de Idosos.