Seis jovens açorianos, alunos da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, vão estagiar no Walt Disney Resort, no parque de diversões da Disney World, situado na Florida, Estados Unidos.
Este estágio enquadra-se num dos programas de Cooperação, financiado ao abrigo do Acordo da Base das Lajes, que já vai na sua quarta edição e que se iniciou em 2008, proporcionou, desde então, nas três edições já realizadas, o estágio profissional a cinco jovens açorianos.
Francisco Tavares, representante dos Açores para o Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA, considera que, no âmbito do desenvolvimento deste programa, se “está a crescer de forma paulatina e sustentada”, sublinhando que este é o caminho que se quer continuar a trilhar, “aumentando, no futuro, o número de beneficiários, para que possamos aumentar, também, o seu impacto na Região”.
O representante dos Açores para o Acordo da Base das Lajes explica que o programa, que permite este tipo de estágios para os jovens açorianos, “resulta de uma importante parceria com a Disney, em Orlando” e é consequência do reconhecimento, que a própria Disney faz, da qualidade dos formandos dos Açores e da formação que é dada na Região”. “É a prova que temos gente motivada e capaz para aprender e trabalhar aqui, como numa das mais prestigiadas estância internacionais de turismo”, conclui.
Francisco Tavares realça a “nova abordagem que tem sido feita nos projectos de cooperação entre os Açores e os Estados Unidos da América”, não só destacando este programa, mas também a “parceria existente entre esta escola e a Universidade de Johnson & Wales, em Rhode Island, ou o Projecto Colombo – vocacionado para atrair para o nosso tecido empresarial jovens recém-formados da nossa comunidade nos EUA” que, na sua opinião, são a “melhor forma de fortalecer parcerias entre instituições, que possam permitir intercâmbios e troca experiências de aprendizagem que enriqueçam, mais tarde, a Região em áreas estratégicas como o Turismo, a Ciência ou Investigação”.
Francisco Tavares, ao desejar, em nome do Governo dos Açores, a melhor sorte aos seis estagiários açorianos que vão partir nesta aventura, apelou ao máximo aproveitamento de “todas as experiências pessoais e profissionais”, esperando “que daí possam retirar novas ideias ou conceitos para implementar mais tarde nos Açores”.
Para este responsável, “a região precisa do contributo inovador da juventude e o sector do turismo, por estar em constante alteração, beneficiará certamente dos novos impulsos” que os jovens, que vão estagiar na Disney, “enquanto empreendedores, possam dar”.