Semana do Mar do Faial quer entrar para o Guiness com um baile de chamarrita

Os festejos da Semana do Mar, no Faial, que integram um dos maiores festivais náuticos do país, vão tentar entrar para o Guiness, o livro de recordes mundiais, com um baile de chamarrita, típico dos Açores.

A iniciativa foi hoje anunciada pelo presidente da Câmara Municipal da Horta, João Fernando Castro, durante uma conferência de imprensa, nos paços do concelho, de apresentação das festas, que vão decorrer de 4 a 11 de agosto. Segundo explicou o autarca, a ideia é juntar todos os grupos folclóricos do Faial e tentar, com a ajuda do público, formar o maior número de pares num baile de chamarrita, uma dança popular açoriana.

“Penso que será um momento com alguma graça, que tentará chamar pelo aspeto cultural das nossas tradições”, sublinhou João Fernando Castro, que pretende ainda dar um “toque tradicional” aos maiores festejos da ilha. A autarquia faialense já requereu, entretanto, ao “Guiness Book of Records” a homologação da tentativa de bater o recorde do mundo do maior número de “bailadores de chamarrita” em simultâneo, prevista para o último dia da Semana do Mar.

A par da tentativa de bater o recorde mundial, a Semana do Mar prevê também um número assinalável de provas náuticas, que estiveram na origem desta festa, a qual começou há quase 40 anos, com uma simples receção a uma regata internacional.

Regatas de vela de cruzeiro, vela ligeira e de botes baleeiros, canoagem, pesca desportiva, natação, polo aquático e apneia são algumas das modalidades náuticas que marcam presença, com regularidade, nestas festas.

Este ano, a Semana do Mar coincide também com o encerramento da linha de chegada da XXV edição da “Atlantis Cup – Regata da Autonomia”, uma prova para embarcações de vela de cruzeiro, que liga as ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira e Faial. Durante o festival náutico da Semana do Mar será também organizada mais um “Encontro Internacional de Vela Ligeira”, que junta todos os anos centenas de jovens atletas de vários países, das classes Optimist, L’Equipe, 420, Laser Radial e Access.

Em terra, durante os oito dias de festa, serão vários os grupos e bandas musicais que vão passar pelos três palcos da Semana do Mar, com destaque para os UHF, José Malhoa e a banda de tributo a Michael Jackson.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here