Senegalês Cheikh Lô toca na próxima semana em Lisboa e segue para os Açores

O músico senegalês Cheikh Lô que este ano atuou no festival Músicas do Mundo, em Sines, toca na próxima sexta-feira, em Lisboa, e no dia 19 na ilha de Santa Maria nas Marés de Agosto.

O músico irá apresentar no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, no âmbito do ciclo “CCB fora de si”, o mais recente álbum, “Jamm”, que definiu à Lusa como “multicolor”. O mesmo alinhamento seguirá no festival que anima de 18 a 20 deste mês a ilha de Santa Maria.

“Jamm” foi editado o ano passado, tendo sido apontado pela crítica como um dos melhores álbuns de “world music” do ano. À Lusa o músico afirmou que o álbum “reflete vivências musicais, com uma matriz pan-africana”.

Filho de senegaleses emigrados no Burkina Faso, “antes da independência [em 1960]”, Cheik Lô afirma-se senegalês “mas sentindo todas as trocas musicais, de uma zona culturalmente muito rica” às quais acrescenta “sons do mundo, desde Cuba ao jazz que já de si tem uma base africana”.

“’Jamm’ é um álbum multicor, reflexo da minha vida musical multifacetada, com o repertório que tenho experimentado em vários estilos, a ideias musicais que ponho em prática e sem nunca esquecer a essência africana, o ritmo, a batida”, disse o músico.

Com Cheikh Lô (voz, guitarra e timbales) tocam Cheik Tidiane Tall (guitarra), Thierno Sarr (baixo), Khadim M’Baye e Samba N´Dokh (percussões), Wilfrid Zinsso (trombone e saxofone) e Ndiaye Badou (bateria).

Tal como aconteceu no primeiro dia em Sines, o músico e a banda irão apresentar “um repertório que reflita todas estas vivências musicais em que se cruza a música banta com o jazz, a música cubana, os blues, o rap, o R&B e o reggae”.

Lô canta em francês e também em diferentes dialetos bantos que formam um ramo do grupo benue-congolês que “se entende no Senegal, no Burkina Faso, no Mali e na Costa do Marfim”, disse.

Referindo-se ao Músicas do Mundo, Cheik Lô afirmou tratar-se de “um grande festival” num país onde o “público é participativo e conhecedor”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here