A proposta apresentada pelas três Associações de Futebol dos Açores (Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta) à Federação Portuguesa de Futebol sobre a alteração do modelo competitivo da segunda fase da Série Açores foi aprovado.
O organismo que tutela os campeonatos nacionais da II e III Divisões emitiu, esta terça-feira, o Regulamento de Prova da III Divisão para as próximas temporadas, estando contemplada a referida alteração.
Deste modo, e partir da próxima época (2009/2010) a Série Açores de futebol da III Divisão terá um figurino diferente na segunda fase.
Segundo o jornal açoriano oriental a primeira fase mantém-se idêntica, sendo constituída por dez equipas que jogam no sistema de todos contra todos a pontos e a duas voltas.
Findas as primeiras dezoito jornadas, as equipas são divididas em dois grupos. O primeiro, que irá apurar o campeão, será composto pelos primeiros quatro classificados, que passam com a totalidade dos pontos conquistados, jogando no sistema de todos contra todos a pontos e a duas voltas.
Os restantes seis ficam juntos num outro grupo, para definir os clubes que vão ser despromovidos aos Regionais, passando também com a totalidade dos pontos, jogando no sistema de todos contra todos a pontos e a duas voltas. Esta foi uma proposta que saiu de uma reunião entre as direcções das três Associações de Futebol açorianas com a Direcção Regional do Desporto e que visa, na prática, evitar com que um clube tenha de folgar no decorrer da segunda fase da competição, ao mesmo tempo que aumenta a competitividade nos dois grupos, tanto na luta pela subida como na luta para evitar a despromoção.
in radiopico