“Medidas europeias para atenuar efeitos do embargo Russo no leite são insuficientes” – Serrão Santos

ricardo serraoO eurodeputado, Ricardo Serrão Santos, afirmou, esta quinta-feira, numa intervenção na Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu, que “as medidas de intervenção para o sector do leite que estão em cima da mesa não vão ser suficientes”.

Numa sessão que contou com a presença do vice Diretor Geral da Agricultura, o eurodeputado socialista referiu, ainda, que “os efeitos que se fazem sentir neste momento sobre países como a Lituânia, a Finlândia ou a Dinamarca neste sector, preconizam um cenário que pode ser devastador”.

Para Serrão Santos, apesar de “Portugal estar do outro lado da Europa, não vai ficar isento dos efeitos deste embargo sobre o sector do leite”.

Referindo-se em particular à questão açoriana o eurodeputado afirmou que “nos Açores, onde a produção de leite representa 30 por cento da produção nacional os efeitos deste embargo vão fazer-se sentir mais cedo do que tarde, o mercado europeu vai ficar inundado de produtos de lacticínios que não conseguem escoamento e isso terá um efeito imediato sobre o preço pago ao produtor por toda a Europa”.

Para Ricardo Serrão Santos “as medidas de intervenção que estão em cima da mesa, de entre as quais o preço de 21 cêntimos por litro, são de todo insuficientes, pois este valor não chega para cobrir os custos de produção”.

O eurodeputado reconheceu que “Portugal não tem, neste momento, capacidade financeira para adotar medidas de ajuda de Estado” pelo que, na sua intervenção instou a Comissão “a encontrar uma solução europeia” para tal a Comissão deve “agir rápida e preventivamente”.

Serrão Santos afirmou estar convicto de que “os governantes portugueses trarão esta questão para a mesa no Conselho de Ministros extraordinário que terá lugar esta sexta-feira”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here