O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou hoje para o agravamento do tempo nos Açores, já a partir da próxima madrugada, colocando sete ilhas sob aviso amarelo por causa da chuva.
Segundo o IPMA, o agravamento do estado do tempo nos Açores deve-se à “passagem de uma frente fria de atividade moderada”, pelo que as ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial) ficam sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, referente a precipitação, entre as 00:00 de segunda-feira e a 01:00 de terça-feira.
Também as ilhas do grupo ocidental (Corvo e Flores) ficam sob aviso amarelo, por causa da chuva, mas entre as 00:00 e as 15:00 de segunda-feira.
O Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores emitiu um comunicado por causa deste aviso da meteorologia, onde aconselha a adoção de “medidas preventivas” às populações, como a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento”.
A Proteção Civil aconselha também uma “condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias”.
Segundo o IPMA, um aviso amarelo significa “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.
Lusa