Um exercício inédito a nível nacional, o Sinequanon 2009, irá reunir, dia 4 de Julho, o Serviço Regional da Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), o Comando Operacional dos Açores, o Instituto de Meteorologia, os radioamadores e as Câmaras Municipais da Lagoa, Horta e Vila Franca do Campo.
Este exercício irá incidir sobre as telecomunicações entre diferentes equipas de emergência e entidades públicas. O Sinequanon pretende testar a validação das medidas tendentes a assegurar as telecomunicações de emergência em operações de protecção civil e validar a proficiência dos utilizadores da rede na transmissão e recepção expedita de mensagens.
Dada a importância do simulacro estarão ainda presentes observadores ao mais alto nível do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros da Madeira.
O exercício irá usar como cenário, a título de exemplo prático, o corte total das comunicações no arquipélago que, apesar do elevado grau de improbabilidade de isso acontecer, permitirá testar a implementação de comunicações de emergência recorrendo a sistemas alternativos do SRPCBA, do Comando Operacional dos Açores e dos radioamadores.
A simulação do corte total de comunicações será produzida pela passagem do furacão Havana, simulado por recurso ao Instituto de Meteorologia.
O exercício irá abranger as nove ilhas dos Açores, com o objectivo de cobrir todo o arquipélago.