O Sindicato Nacional dos Trabalhadores Portuários (SNTP) decidiu hoje suspender a greve prevista para os Açores a partir de sexta-feira, depois da “abertura ao diálogo” revelada pelo Governo Regional.
Em declarações aos jornalistas, à margem das negociações que estão da decorrer entre ambas as partes, o vice-presidente do SNTP, Serafim Gomes, disse que a greve “está suspensa até ao dia 02 de outubro”.
“Andámos durante dois meses a escrever ao Governo Regional, para tentar resolver o problema, e nunca obtivemos resposta”, afirmou o sindicalista, acrescentando que “finalmente agora”, o executivo “manifestou abertura ao diálogo”, por isso o SNTP decidiu “suspender a greve”.
Em causa está um regime de exceção aceite pelo Governo da República relativamente aos cortes no pagamento do trabalho suplementar e na progressão na carreira dos trabalhadores portuários, que não foi extensível aos Açores, e que estaria a causar “injustiças” aos operários açorianos.
No entender do sindicalista, ao não aplicar o mesmo regime de exceção nos Açores, o Governo Regional estaria e transformar os operários açorianos em “trabalhadores de segunda”, situação que o sindicato entende não fazer sentido.
“Mas tenho esperança de que, agora, possamos chegar a um acordo”, conclui Serafim Gomes.
Na próxima semana, o SNTP, a administração da empresa pública Portos dos Açores e um representante do Governo Regional voltam a reunir para tentar chegar a um entendimento.
Lusa