Sindicato quer esclarecim​entos antes de assinar acordo com a SATA

O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) diz-se disponível para assinar o acordo alcançado recentemente com a administração da SATA desde que haja um “esclarecimento mais cabal” de alguns pontos.
Os associados do SITEMA reuniram esta tarde, em Ponta Delgada, em plenário, para decidirem sobre a posição a adotar em relação ao acordo que deverá ser assinado, na sexta-feira, em Lisboa, entre a plataforma sindical do grupo SATA e a transportadora aérea açoriana.
“Chegámos a um entendimento positivo entre todos os associados, mas no sentido em que é necessário certificar e validar dois ou três pontos que necessitam de um esclarecimento mais cabal”, disse à agência Lusa o presidente do SITEMA, Óscar Antunes.
O sindicalista sublinha que há um “ponto fundamental” (que não identifica) que foi também referido pela própria plataforma sindical para ser “colocado” antes da assinatura do acordo, esperando que a SATA “compreenda” o que está em causa.
“Podemos dizer que o que está em causa é uma interpretação jurídica. Havia um pormenor que nós entendemos de uma maneira e a empresa de outra. Isso é que poderemos vir a esclarecer. A partir do momento em que isso estiver esclarecido, certificado e validado, mantemos o que o coletivo decidiu, que foi assinar o protocolo de entendimento”, conclui o sindicalista.
Existem no universo SATA cerca de 40 técnicos de manutenção de aeronaves.
Para o acordo com a SATA ser assinado, é necessário que os cinco sindicatos que compõem a plataforma o ratifiquem.
A plataforma sindical e a administração da empresa chegaram a um pré-acordo há algumas semanas, depois de greves em abril e maio, convocadas pela não aplicação na SATA do entendimento conseguido na TAP com vista a evitar os cortes salariais entre 3,5% e 10% previstos no Orçamento do Estado para 2013.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here