Os sindicalistas participam, em Ponta Delgada, na Cimeira de 2009 da Federação Nacional da Educação, sob o lema ” por um novo tempo na Educação “.
Na Cimeira, vai ser preparada a agenda que os docentes querem propôr aos políticos, na próxima legislatura e pretendem também apresentar medidas que dignifiquem a carreira do docente.
Sob o lema ” por um novo tempo na Educação “, os sindicalistas de todo o país debatem o futuro do sector e, em especial, o futuro da carreira do docente.
Fernando Fernandes, do Sindicato Democrático dos Açores, anfitrião dos participantes na Cimeira, elegeu aqueles objectivos como prioritários na ordem dos trabalhos, não esquecendo o Sistema Regional de Educação.
Vai ser ainda analisada a proposta de formulário de avaliação de desempenho dos professores e também as implicações da proposta do Governo da República de alargar a escolaridade obrigatória ao 12.º ano e, Fernando Fernandes é da opinião que a Região não está preparada para concretizar esse objectivo.
Os professores pretendem um estudo aprofundado para que esta não seja mais uma medida para efeitos meramente estatísticos.