Os dois sindicatos representativos dos professores nos Açores manifestaram-se expectantes no relacionamento com a tutela na sequência da substituição da secretária regional da Educação, esperando que a nova titular do cargo manifeste vontade para o diálogo.
A presidente do Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA), Sofia Ribeiro, recordou que Cláudia Cardoso chega ao executivo numa altura de “conflito” com a tutela sobre “uma matéria sensível”, acrescentando que “se estava a entrar numa fase sem diálogo nem consenso”.
“Esperamos agora que exista abertura e vontade de negociação”, afirmou, frisando que “a nova secretária regional da Educação é conhecedora do problema”.
No mesmo sentido, António Lucas, presidente do Sindicato dos Professores da Região Açores (SPRA), disse à Lusa esperar “alterações no estilo governativo, sobretudo ao nível dos processos negociais, para que possam decorrer com normalidade”.
“Estamos expectantes que as relações possam melhorar ao nível dos processos negociais”, afirmou, destacando “a experiência politica” da nova secretária regional e “o seu longo percurso como deputada”.