A sinistralidade na Região Autónoma dos Açores está a diminuir e a tendência de decréscimo foi acentuada, entre 2007 e 2008.
Significativa é também a descida do número de mortes nas estradas do arquipélago, dados hoje revelados em Dia Mundial do Trânsito, e que foi assinalado na cidade da Horta, ilha do Faial.
No Jardim do Pasteleiro, 45 crianças estiveram numa aula teórica de condução, ministrada pela Polícia de Segurança Pública, e onde também se realizará uma sessão prática de condução e a entrega das respectivas cartas às crianças e membros da autarquia.
Em Ponta Delgada, a efeméride foi, de certa forma, englobada na comemoração do Dia da Segurança Rodoviária, na passada semana, que reuniu, no Park Século XXI, cerca de 700 crianças, de 14 escolas.
A segurança rodoviária está a ser vista pelo prisma da prevenção, realidade cada vez mais evidente nas estradas açorianas, como afirmou à Antena 1 / Açores Rui Santos, da direcção de Viação, quando se dimuíram o número de mortes e de feridos graves, em 2008 – referindo que a tendência é decrescente na sinistralidade e as suas consequências, defendendo também que, as pessoas, ao conduzir, devem adoptar um comportamento defensivo, prevendo o perigo, tendo em atenção a intensidade do trânsito e o estado das vias.
Neste Dia Mundial do Trânsito – realça Rui Santos, a mensagem é também a de se evitar a velocidade excessiva, não consumir álcool e não utilizar o telemóvel, quando se conduz – factores importantes na prevenção de acidentes.