De acordo com a entidade, o sismo foi registado às 02:53 locais (mais uma hora em Lisboa), com magnitude 3,8 na escala de Richter e epicentro a cerca de 31 quilómetros a oeste do Capelo, na ilha do Faial.
“De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Capelo e Castelo Branco (concelho da Horta, ilha do Faial)”, prossegue o CIVISA.
O sismo foi ainda sentido com intensidade III/IV em Cedros e Salão e intensidade III em Pedro Miguel e Angústias, freguesias da Horta.
A zona oeste do Faial está a registar desde o começo de novembro “um ligeiro incremento” da atividade sísmica, com todos os eventos “com epicentro no mar”, explicou à agência Lusa o presidente do CIVISA.
“É uma das muitas zonas sismogénicas do arquipélago e desde o dia 03 de novembro, sensivelmente desde as 16:00, que se registou um ligeiro incremento da atividade sísmica nesta zona sismogénica, localizada a oeste do Faial, com uma distância entre os 25 e os 35 quilómetros da ilha”, adiantou no início do mês Rui Marques, acrescentando que “este é o terceiro incremento da atividade sísmica neste setor este ano”.
Lusa