Sócrates lamenta que Região insista nas compensações

socratesO primeiro-ministro lamentou esta sexta-feira que a Assembleia Legislativa Regional dos Açores se prepare para reiterar a aprovação de compensações destinadas a evitar que vigorem na região os cortes salariais aplicados aos restantes funcionários públicos.
José Sócrates falava aos jornalistas na Assembleia da República, no final do debate quinzenal, dizendo que essa decisão do Parlamento açoriano “é próprio das regiões”.

“E eu sou um fervoroso adepto da autonomia”, salientou o líder do executivo.

No entanto, em termos de princípio político, José Sócrates disse lamentar se o Parlamento açoriano aprovar as tais compensações para os seus funcionários públicos, alegando “que neste momento o país precisa de fazer um esforço no sentido de reduzir o seu défice”.

“Estão a ser pedidos esforços a muitos portugueses e eu acho que devemos ter uma justa distribuição de esforços. Gostaria [que os cortes salariais] se aplicasse a todos os funcionários públicos e, por isso, lamento essa decisão, mas tenho que respeitá-la, porque é uma decisão de outros, uma decisão dos órgãos representativos da Região Autónoma dos Açores”, sustentou.

Na resposta às questões dos jornalistas, Sócrates fez ainda questão de referir o seu respeito “pela Constituição da República”.

“Sempre fui um adepto da autonomia. Respeitar a decisão [do Parlamento dos Açores] significa respeitar quem discorda. Neste caso, respeito quem discorda de mim”, acrescentou.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here