A situação da Câmara de Angra do Heroísmo, na Terceira, Açores, ficou hoje normalizada com a posse de Sofia Couto como presidente do município, no final de uma reunião extraordinária do executivo que a autarca considerou “muito satisfatória”.
A reunião “correu muito bem, todos os assuntos discutidos foram aprovados quase na íntegra por unanimidade, houve entendimento, à exceção de dois ou três pontos em que houve abstenção, mas correu na maior das normalidades”, afirmou Sofia Couto em declarações aos jornalistas.
Para a próxima reunião do executivo municipal fica agendada a discussão dos temas mais aguardados, como o Plano e Orçamento para 2012, a restituição da delegação de competências à presidente e a constituição dos conselhos de administração dos serviços municipalizados e das empresas municipais CulturAngra e TerAmb.
“Estes assuntos passaram para a reunião camarária agendada para terça-feira, uma vez que não podem ser discutidos em reunião extraordinária”, frisou a autarca, salientando que será apresentada a mesma proposta de Plano e Orçamento elaborada pela anterior presidente, uma vez que “o orçamento está muito bem feito, muito bem organizado e bem constituído”.
Sofia Couto salientou ainda que, pelo que já analisou, “as contas da câmara estão direitas”, por isso o objetivo é “continuar com o trabalho que está projetado”.
A nova presidente da Câmara de Angra do Heroísmo reafirmou que o seu objetivo é “continuar o trabalho do anterior elenco e levar as coisas de uma forma calma, serena e ponderada”.
“Estamos convictos que tudo vai correr da melhor forma nos próximos dois anos”, afirmou.
Por seu lado, Fernando Dias, vereador do PSD, reconheceu que a reunião de hoje “correu de forma normal”, mas não se comprometeu com qualquer posição relativamente ao orçamento para o próximo ano, salientando esperar pela reunião do executivo em que o assunto será discutido.
Alonso Miguel, vereador do CDS-PP, admitiu que a reunião “correu muito bem”, frisando que, “existindo diálogo, as coisas vão correr da melhor forma”.
Sofia Couto tomou hoje posse na sequência da renúncia ao cargo da anterior presidente, Andreia Cardoso, que alegou razões de natureza pessoal para se afastar, no que foi seguida pelos dois restantes elementos do PS no executivo municipal.
Os socialistas optaram por manter a presidência do município, em lugar de provocar novas eleições, chamando para o cargo a quarta candidata da lista que apresentaram nas autárquicas de 2009. Como condições, apontaram a viabilização do orçamento para 2012 e a devolução de todos os poderes que tinham sido retirados à anterior presidente da autarquia.
O executivo de Angra do Heroísmo é composto por três elementos do PS, três do PSD e um do CDS-PP.
Lusa