A candidata do PSD/Açores ao Parlamento Europeu, Sofia Ribeiro, lamentou hoje “o desconhecimento da existência de qualquer estudo concreto que permita fortalecer a argumentação em defesa dos Açores nas matérias relacionadas com o fim das quotas leiteiras”.
Caso exista, acrescentou, “é importante que ele seja partilhado para que todos possam defender em conjunto a Região”.
Sofia Ribeiro, que reuniu hoje, acompanhada pelo presidente do partido, Duarte Freitas, com a direção da Associação Agrícola de São Miguel, considerou, por isso, “fundamental a realização de um estudo rigoroso que permita avaliar em concreto o impacto do fim das quotas leiteiras na Região”.
“Sem esse trabalho, acrescentou, “será mais difícil fazer valer as nossas posições em defesa dos Açores uma vez que elas não estarão sustentadas em elementos concretos. Se ele existe, as associações agrícolas não o conhecem, segundo fui informada”.
A candidata social democrata admite, inclusivamente, “que exista algum trabalho feito”. Nesse caso, acrescentou, “é preciso que ele seja partilhado junto dos parceiros sociais para que todos possam trabalhar em conjunto na melhor defesa possível dos interesses da nossa Região”.
Em declarações à comunicação social, Sofia Ribeiro garantiu estar “profundamente empenhada para defender os interesses dos Açores no Parlamento Europeu”.
“Iniciei esta primeira ronda de contactos com a Associação Agrícola porque sei da importância deste sector na nossa Região. Terei tanto empenho na sua defesa como aquele que sempre demonstrei na minha atividade profissional. Pretendo estabelecer uma parceria efetiva com as associações porque o meu único objetivo é trabalhar para a defesa dos Açores no Parlamento Europeu”.
Por seu lado, questionado pelos jornalistas, Duarte Freitas manifestou a sua “satisfação por verificar que os Açores apresentam dois excelentes candidatos ao Parlamento Europeu”.
“O PSD/Açores está muito orgulhoso da candidatura que apresenta. Uma personalidade jovem que assegura que o bom trabalho feito na defesa da agricultura, quer no passado, quer pela doutora Maria do Céu Patrão Neves terá agora continuidade com Sofia Ribeiro”, assegurou.