SPEA organiza visita a projectos de conservação áreas naturais

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove terça-feira uma visita guiada às áreas de dois projectos de conservação de habitats naturais açorianos, sensibilizando para “a importância destes programas na qualidade de vida das populações”.
“É uma forma diferente de comemorar o Dia Nacional da Conservação da Natureza, mostrando o que já foi feito e o que se pretende realizar a curto prazo, no caso concreto do projecto Laurissilva Sustentável, em S. Miguel”, disse à agência Lusa o coordenador do programa Joaquim Teodósio.

Limitado à participação de 25 a 30 pessoas, o passeio decorre na manhã do próximo dia 28, dando a conhecer as acções de conservação desenvolvidas na Zona de Protecção Especial do Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, no âmbito de “um dos mais ambiciosos projectos de controlo de espécies exóticas e de recuperação dos habitats nativos da Laurissilva dos Açores”, sublinha a SPEA.

 

Segundo Joaquim Teodósio, “a ideia é mostrar o que já foi feito com grande sucesso” durante o Projecto Life Priolo, que “contribuiu para diminuir as ameaças sobre aquela ave e o seu habitat” e “o que se pretende fazer, a curto prazo, para garantir a conservação da floresta de Laurissilva”.

Neste quadro, lembrou que uma das primeiras acções do projecto Laurissilva Sustentável, que começou em finais de Maio, já permitiu o controlo e remoção de sementes de Gigante, uma espécie invasora, em 80 hectares de zonas de Turfeiras, no Planalto dos Graminhais.

 

O projecto é coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e Câmara da Povoação.

Ao longo dos próximos quatro anos, o projecto pretende recuperar a floresta de laurissilva e as turfeiras de altitude dos Graminhais, dois dos habitats mais ameaçados em S. Miguel, na sequência dos “esforços desenvolvidos com grande sucesso” durante o Projecto Priolo.

 

Joaquim Teodósio sublinhou que o passeio da próxima terça-feira pretende “dar a conhecer a importância da recuperação daqueles importantes habitats” e dos projectos para “a qualidade de vida das populações”.

 

Durante a visita vai ser também possível a observação de aves, nomeadamente passeriformes que representam subespécies endémicas dos Açores, ou ainda o Priolo, acrescentou.

 

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here