O Sporting da Horta impôs este sábado um empate a 30 golos ao Águas Santas, rubricando assim a maior surpresa dos cinco jogos da 22.ª jornada da fase regular do Andebol disputados este sábado. Ao intervalo, a formação dos Açores vencia por 16-15.
Nos outros jogos da ronda, confirmou-se o bom momento do Xico Andebol que, depois de na última jornada ter dificultada a vida ao SL Benfica, esta tarde colocou idênticas dificuldades na casa do ABC de Braga. Os vimaranenses cominaram o marcador em toda a primeira parte, foram para p descanso a vencer por dois (12-14) e só permitiram que o ABC passasse para a frente do marcador aos 36 minutos (17-16). Com maior (23-17) ou menor dificuldade (26-25; 27-26 e 28-27), os bracarenses foram-se mantendo na frente, averbando os três pontos.
Triunfos naturais do Delta Belenenses em Aveiro, frente ao São Bernardo; do Madeira SAD, no Funchal, diante do Maia ISMAI, e do FC Porto Vitalis em Fafe.
A jornada termina na tarde de domingo com o S.L. Benfica a receber (RTP 2 e Benfica TV– 17 h.) o Sporting CP. Separadas por um ponto, com vantagem para o SL Benfica, as duas equipas lutam pele segundo lugar e, acima de tudo, pela conquista dos três pontos que as aproximem do líder da competição, o FC Porto Vitalis. No caso do Sporting CP, o empate terá o mesmo efeito prático que a vitória no jogo, isto no que respeita ao número de pontos com que a equipa transitará para a fase final. Já no caso do SL Benfica, o eventual empate terá o mesmo impacto (pontual) que a derrota. Mas num jogo entre os dois rivais de Lisboa, qualquer equipa entra sempre para vencer. Um bom jogo em perspetiva, sendo arriscado avançar com algum prognóstico.