Apesar de nunca ter ganho em Espanha nas competições europeias, o Sporting apresenta-se no País Basco para tentar alcançar a sua terceira final continental, após a conquista da Taça das Taças em 1964 e a perda da Taça UEFA em 2005 para o CSKA de Moscovo.
À entrada para o jogo no Estádio de San Mamés, o Sporting faz valer o resultado alcançado em Alvalade, há uma semana, onde Insúa (76 minutos) e Capel (80) marcaram para a equipa lisboeta, depois Aurtenetxe (54) ter inaugurado o marcador a favor dos espanhóis.
Para garantir presença em Bucareste, naquela que seria a 16.ª final europeia do futebol português, e manter-se na corrida ao troféu ainda em posse do FC Porto, basta à equipa de Ricardo Sá Pinto um empate ou até uma derrota por um golo de diferença, desde que marque pelo menos dois.
Sexto classificado do campeonato espanhol, o Athletic não perdeu um único dos oito confrontos em casa na presente edição da Liga Europa e ao logo da época apenas foi derrotado por três vezes no seu terreno, onde o FC Barcelona não foi além de um empate a dois.
Eliminado pelo Sporting na Taça UEFA em 1985, o conjunto basco, que venceu os três confrontos anteriores em casa com equipas portuguesas, tem agora uma oportunidade para se desforrar, em encontro marcado para as 20:05.
À mesma hora, numa meia-final cem por cento espanhola, o Valência procura inverter em casa a tendência da eliminatória com o Atlético de Madrid, que venceu a primeira mão por 4-2.
Lusa