Submarino NRP Tridente escala porto de Ponta Delgada esta semana

submarino tridenteFaz escala esta semana em Ponta Delgada o submarino NRP Tridente, decorrendo durante a sua permanência uma demonstração de capacidades a Altas Entidades da Região Autónoma dos Açores.

O submarino Tridente e o seu irmão Arpão, são submarinos tipo 209PN, submarinos oceânicos de elevada autonomia, baseados no modelo Alemão U 209. Apesar de evoluírem dos U209, estes submarinos são muito idênticos aos U214, tendo requisitos operacionais adaptados às necessidades do Estado Português.

As suas características mais marcantes são o incremento extraordinário das suas capacidades furtivas e da sua autonomia em imersão, sem necessidade de carregar baterias e desse modo colocar o mastro Snort fora de água, o que o torna vulnerável à deteção radar por meios aéreos de vigilância marítima. A reduzida assinatura acústica, eletromagnética e térmica transforma-o num dos submarinos convencionais mais furtivos do mundo, impossíveis de detetar sem recurso a elevados meios de superfície, munidos de sensores sofisticados de última geração, com operadores muito treinados, em condições ambientais favoráveis e com muita sorte à mistura.

O submarino da Marinha NRP Tridente vai estar atracado no porto de Ponta Delgada de 22 a 24 julho, aberto a visitas no seguinte horário no dia 22 de julho – das 14h00 às 19h00 e dia 23 de julho – das 09h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h25. Dada a especificidade do navio e o local onde ficará atracado, os interessados deverão dirigir-se ao edifício do Comando da Zona Marítima dos Açores, Avenida Infante D. Henrique, a fim de se inscreverem e terão que ter no mínimo 12 anos de idade.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here