A TAP vai cancelar cinco voos na sexta-feira, no período entre as 7 horas e as 9 horas devido à greve dos controladores aéreos, mas as viagens deverão realizar-se no mesmo dia, segundo fonte da empresa.
A mesma fonte adiantou que os cinco voos cancelados são relativos a destinos europeus e «têm alternativas no mesmo dia».
A TAP está também a reprogramar outros voos que se deviam realizar durante o período em que decorre a paralisação, antecipando ou atrasando os horários.
Fonte da ANA, empresa que gere os aeroportos de Portugal, acrescentou que a maioria das companhias aéreas estão a reprogramar os seus voos, aconselhando os passageiros que vão viajar na sexta-feira a informarem-se junto das mesmas.
Os controladores aéreos agendaram várias greves parciais em protesto contra a ausência de decisões por parte do conselho de administração e do Governo em relação às suas preocupações.
Os trabalhadores da NAV afirmam que «está em causa o interesse nacional em duas vertentes concretas: salvaguardar o potencial económico do espaço aéreo nacional, enquadrado numa estratégia atlântica, e maximizar as receitas por via das exportações pela actividade da própria» empresa.
Há cerca de um mês, depois da nomeação do conselho de administração da NAV, os trabalhadores desconvocaram uma greve.
«Infelizmente pouco ou nada aconteceu, entretanto, e a NAV e o país continuam a sofrer diariamente os efeitos nefastos das decisões em vigor, perdendo milhões de euros em receitas e exportações, e estando a ser criadas condições para uma eventual alienação, a prazo, de espaço aéreo nacional», disse então a Comissão de Trabalhadores em comunicado.
Depois de se ter registado um dia de paralisação a 13 de Abril, a greve parcial (das 7 horas às 9 horas no continente e na Madeira e das 6 horas às 8 horas nos Açores) repete-se na sexta-feira e no dia 26 de Abril, para um total de quatro dias.
Lusa