Os 12 sindicatos de trabalhadores da TAP e SATA desconvocaram esta noite a greve prevista para as duas companhias entre quinta-feira e sábado.
A plataforma de sindicatos da TAP e da SATA “informa que estão reunidas todas as condições previstas no princípio de entendimento assinado na passada sexta-feira”.
Ontem o Governo dos Açores manifestou dúvidas acerca da legalidade do princípio de entendimento entre a TAP e os sindicatos, com vista à desconvocação da greve na TAP e na SATA.
Em declarações aos jornalistas, o Secretário Regional do Turismo e Transportes adiantou que todos os pareceres jurídicos solicitados pela Região indicam que o princípio de entendimento “viola a lei do Orçamento de Estado”.
O governante anunciou que havia sido solicitado um esclarecimento ao Governo da República para que a questão fosse esclarecida.
“Esse documento foi enviado para o Governo Regional ao fim da noite de ontem, pelo que, a partir desse momento, ficaram reunidas todas as condições [para podermos suspender a greve]. Cumpriram-se, portanto, todas as prerrogativas que exigíamos”, afirma o representante da Plataforma de Sindicatos da Aviação Civil, André Teives.