Taxa de desemprego nos Açores aumenta para 6,7%

desempregoO desemprego aumentou 1,1 por cento em Abril comparativamente com o mesmo período de 2008. A taxa de desemprego foi de 6,7 por cento em Abril.

 

Rui Bettencourt, director regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, desvaloriza os números e mostra-se esperançado que até ao fim do ano o cenário se possa inverter.
“Realmente houve uma subida do desemprego que se pode manter nos próximos tempos, mas esperemos que nos próximos trimestres, ou seja até ao fim do ano, se possa ter alguma recuperação. A recuperação pode não ser só no turismo. Há outros sectores de serviços que podem recuperar um pouco. No entanto, até ao fim do ano é uma altura difícil mas há vários sectores da actividade económica que podem recuperar.”, disse à Açores TSF.

Rui Bettencourt adianta que, apesar dos 6,7 por cento de taxa de desemprego na Região, o governo tem vindo a desenvolver estratégias para evitar que o número de desempregados continue a aumentar.

“Em primeiro lugar continuamos a ter a taxa de desemprego mais baixa de Portugal onde a média já 8,9 por cento, e há regiões com 10,2  e 10,3 por cento. E em segundo lugar, sobretudo, isto reforça a nossa estratégia que tem sido dupla. Primeiro, acompanhar todos os desempregados com a melhor qualidade possível de modo a que conheçam os seus direitos a nível de protecção social (…). Segundo, um serviço reforçado da Direcção Regional de Trabalho.”, acrescentou.

Ana Carvalho Melo / Açores TSF

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here