Em comemoração do Dia Mundial do Teatro, que se celebra anualmente a 27 de março, o Teatro Micaelense promove duas edições especiais de Teatro no Teatro – Leituras Dramatizadas.
Na próxima segunda-feira, às 10h30, o Serviço Educativo organiza uma sessão para o público escolar, com a participação de diversas escolas de Ponta Delgada. Com esta atividade, a compreensão e vivência da obras tornar-se-á mais apelativa, interiorizável e sensitiva para quem a escuta e para quem a representa. O objetivo das leituras dramatizadas é introduzir no quotidiano dos alunos uma forma de intervenção artística, tendo como base as obras de leitura obrigatória.
No mesmo dia, às 21h00, realizar-se-á uma sessão de entrada livre, aberta ao público em geral. A obra escolhida para esta leitura é “Peça romântica para um teatro fechado”, de Tiago Rodrigues, editada pela Companhia das Ilhas. Tiago Rodrigues é ator, encenador e dramaturgo. Considerado um dos mais relevantes criadores portugueses da sua geração, começou por escrever para os espetáculos do Mundo Perfeito, a sua própria companhia. É, atualmente, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II. Em “Peça romântica para um teatro fechado”, o teatro transforma-se num lugar onde, contra todas as possibilidades, um casal pode estar a sós e examinar a vida que não têm juntos.
Desde fevereiro de 2016, de dois em dois meses, o Teatro Micaelense, a Morada da Escrita/Casa Armando Côrtes-Rodrigues e o Instituto Cultural de Ponta Delgada propõem leituras dramatizadas de peças de teatro de autores portugueses. As sessões realizam-se habitualmente na última quarta-feira do mês, no Teatro Micaelense, com coordenação de Eleonora Marino Duarte e apresentação de Leonor Sampaio.
Em 2017, foi iniciado um novo ciclo de leituras com a parceria da editora Companhia das Ilhas.