O Teatro Ribeiragrandense, em S. Miguel, acolhe desde sexta-feira o “Cine Eco na Cidade”, uma série de documentários e filmes da Extensão do XIV Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela.
O “Cine Eco na Cidade” é organizado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e Ecoteca da Ribeira Grande e conta com o apoio do município local e da associação ecológica Amigos dos Açores.
Em cada uma das três sessões diárias serão exibidos dois filmes, de acordo com o seguinte calendário: às 15:30 horas, “O Fantasma” (Portugal, 2008) e “Juruna, o Espírito da Floresta” (Brasil, 2008); às 17:30 horas, “As Mulheres em Clayoquot” (Canadá, 2008) e “O Negócio Sujo do Petróleo do Delta” (Grécia, 2006); às 21:30 horas, “Em Construção (França, 2008) e “Os olhos Fechados da América Latina” (Argentina, 2007).
No início de cada sessão será exibido o documentário “Escolhas” (Canadá, 2007), uma carta de meditação sobre os perigos das emissões de carbono e as escolhas que cada um de nós terá de fazer para reduzir a sua pegada de carbono, na época do aquecimento global.
Na sessão inicial, foi lida uma comunicação do crítico de cinema Lauro António, director do festival, cuja presença na Ribeira Grande não foi possível confirmar.
Depois das sessões de sexta-feira, o festival prosseguirá, no mesmo horário, nos dias 6, 7 e 8 de Abril.
No âmbito da Extensão do XIV Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela em S. Miguel, já decorreram em Vila Franca do Campo, Ponta Delgada e Ribeira Grande as exibições dos documentários do “Cine Eco Vai à Escola”.
Destinadas ao público escolar, as anteriores sessões foram promovidas pelas Ecotecas da Lagoa, Ponta Delgada e Ribeira Grande, inseridas na Rede Regional de Ecotecas da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.