Depois de receber um mandato da Comissão, o Comité Europeu de Normalização (CEN), o Comité Europeu de Normalização Eletrónica (CENELEC) e o Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) unificaram os padrões necessários para a fabricação de telefones móveis que transmitam dados compatíveis com um carregador comum.
Em comunicado, a CE recorda que, em junho de 2009, 14 fabricantes líderes do setor de telefones móveis acordaram harmonizar os carregadores para telefones inteligentes (que podem ligar-se a um computador), comercializados na União Europeia (UE).
O vice-presidente da Comissão e titular da pasta da Indústria, Antonio Tajani, mostrou-se satisfeito pelo facto de os organismos europeus de padronização terem “cumprido” o seu pedido para “desenvolver, num curto período de tempo, um carregador único para telemóveis, baseado no trabalho realizado pela indústria”.
“Agora é o momento de a indústria mostrar o seu compromisso de vender telemóveis compatíveis com o novo carregador”, afirmou, sublinhando que este novo dispositivo “vai facilitar a vida dos consumidores, reduzir os resíduos e beneficiar as empresas”.
A Comissão considera que a incompatibilidade dos carregadores de telemóveis não é apenas um problema para os utilizadores mas também para o ambiente.