TEMA CENTRAL DA FEIRA AÇORES 2010 Agricultura nos Açores como “opção jovem”

 A edição deste ano da Feira Agrícola Açores, que irá decorrer no recinto da Vinha Brava, em Angra do Heroísmo, de 3 a 6 de Junho, dá enfoque aos jovens agricultores da região como garantia de futuro da actividade.

 

Com cerca de duas centenas de stands de diferentes sectores empresariais, distribuídos por 12 mil m2 de área coberta, provavelmente a maior até agora realizada nos Açores, a acção visa promover os produtos agro-alimentares “made in Azores” e o trabalho das empresas locais.  

A agricultura nos Açores como uma opção jovem, económica proveitosa e socialmente relevante. As palavras são do Secretário Regional da Agricultura e Florestas (SRAF) na apresentação pública do programa da Feira Agrícola Açores 2010 que este ano terá lugar na ilha Terceira. Noé Rodrigues revela que o evento, previsto a decorrer de 3 a 6 de Junho, pretende promover o sector agrícola e comercial açoriano, com destaque para os produtos agro-alimentares, e a figura do agricultor especialmente o jovem.

“Porque fazem da agricultura açoriana um sector muito dinâmico e inovador e porque são garantia do futuro. É uma actividade que nos Açores cria condições de atractividade aos nossos jovens e fazem da região, no âmbito do nosso país e até da Europa, a que regista a maior taxa de jovens agricultores a trabalhar e a investir na agricultura”, sustenta.  

 

Segundo o governante, o evento traz em simultâneo a oportunidade de divulgação e promoção da actividade económica da ilha Terceira “e em particular toda a actividade na área do comércio ou indústria se liga directa ou indirectamente à actividade agrícola”.

Trata-se provavelmente da maior feira do género realizada até ao momento nos Açores, segundo as associações empresariais, representadas pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, na voz de Rodrigo Ávila, sendo que, até à data, estão registados duas centenas de stands, divididos por diferentes sectores empresariais de várias ilhas dos Açores, numa área coberta de 12 mil m2.  

“Sendo a primeira vez que é realizada nesses moldes, totalmente coberta, esta inovação é, sem dúvida, uma grande mais valia para todos os empresários uma vez que reúne mais condições para a promoção das empresas”, destaca.

O empresário salienta ainda a “forte adesão do tecido empresarial a este projecto” que tem como parceiros diferentes entidades ligadas aos sectores comercial e agrícola, os quais, através de as sinergias geradas, contribuem de forma “vital para o crescimento económico local”.

“Temos aqui os números mais expressivos que alguma vez tivemos na Feira Açores na área da agricultura”, remata Noé Rodrigues ao indicar a presença de cerca de stands de comércio e serviço (193), institucionais (20), artesanato (15), comércio agro-alimentar (140), agro-comercial (38), fazendo-se representar todas as actividades produtivas açorianas, e ainda, bovinos de carne (125), bovinos de leite (160), que no total pertencem a mais de uma centena de explorações, e animais equestres (72).

 

À semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, a edição de 2010 da Feira Agrícola Açores conta com um programa recheado de acções de dinamização do espaço, restaurantes, artesanato, vários concursos de produtos agro-alimentares e de animais, nomeadamente caninos e bovinos, apresentações dos serviços das empresas, sorteios, actividades infantis e equestres e animação musical.

 

 

 

in A União

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here