Terry Costa, diretor artístico da MiratecaArts, iniciou recentemente uma campanha para chamar a atenção de Yusaku Maezawa, um dos homens mais ricos do Japão, e que comprou no novo foguetão da SpaceX, não um lugar, mas todos os lugares disponíveis na primeira viagem turística à lua, anunciando o seu interesse de convidar artistas com o intuito de criarem novas linguagens de arte.
O objetivo de Terry é ser convidado para a viagem em causa, onde pretende criar uma linguagem artística que vai muito mais além-fronteiras de um país ou continente, vai até ao espaço.
“A minha proposta inclui trabalhar com todos os artistas que Maezawa convide para irem com ele nesta viagem e desenvolver um tipo de performance que, neste momento, ainda não é imaginável” avança Costa. “Quando voltarmos à Terra, convidar estes artistas, assim como centenas de outros, a juntarem-se numa ilha no meio do Oceano Atlântico, para criar o show mais espectacular do mundo,” é o plano.
A campanha de Terry Costa já conseguiu uma visita de apresentação no Kyoto Art Center no Japão, a acontecer em fevereiro 2019, mas ainda nada da equipa de Maezawa. “Espero ouvir dele em breve, pois sei que levará uns anos de treino de preparação para esta viagem que está a ser planeada para 2023”, diz Terry Costa com um sorriso otimista, otimismo esse que o faz concretizar dezenas de projetos artísticos a decorrer nas várias ilhas dos Açores.
Yusaku Maezawa ficou famoso em 2016 devido à aquisição de uma pintura sem título do pintor Jean-Michel Basquiat por 57,3 milhões de dólares. Um ano mais tarde, investiu 110,5 milhões de dólares noutra peça de Basquiat. Bateu um novo recorde nessa altura.
“Uma semana no espaço à volta da Lua seria um sonho”, admite Terry Costa.
Foto- Davide Sousa