Testagem dos alunos dos 1º E 2º ciclos arranca dia 16

A anunciada testagem em massa, nas escolas dos 1º e 2º Ciclos, arranca na próxima quinta-feira na ilha de São Miguel e no dia seguinte na Terceira.

Em São Miguel os testes começam em simultâneo nos estabelecimentos escolares de Ginetes, Candelária, Feteiras, Mosteiros e Sete Cidades, no concelho de Ponta Delgada. O concelho de Vila Franca é também abrangido no primeiro dia, nomeadamente Ponta Garça e a Vila.

A Operação decorre nas semanas seguintes, previsivelmente até final de outubro, de segunda a sexta-feira, em horário escolar, sendo operacionalizada pela Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel que anunciará às escolas a calendarização da mesma, sendo que nesta ilha o universo de alunos a testar é de cerca de oito mil.

Na Terceira serão cerca de três mil os alunos abrangidos pela testagem em massa, nos dois concelhos da ilha.

A cargo da Unidade de Saúda de ilha da Terceira, a Operação inicia-se na sexta-feira, 17 de setembro, na EBI de Angra do Heroísmo. No dia seguinte será a vez da EBI da Praia da Vitória, sucedendo-se uma série de escolas, por toda a ilha, nos dias seguintes, cuja calendarização consta de uma circular enviada aos estabelecimentos de ensino.

Nesta Operação serão usados teste de saliva, não sendo a testagem obrigatória, mas os encarregados de educação que não autorizarem que os seus filhos sejam testados, terão de manifestar essa intenção junto das escolas.

O início da Operação será assinalado na próxima quinta-feira, pelas na EBI dos Ginetes, pelas 10h00, com a presença de Pedro Santos, presidente da USISM, que anuncia e explica o desenrolar de todo o processo.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here