Nova geração de testes podem ser efectuados em 15 a 20 minutos.
Os centros de saúde dos maiores centros populacionais (Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta) estão preparados para fazer o teste rápido de HIV/Sida.
Ao que a Rádio Pico conseguiu apurar estes testes já estão disponíveis no Pico através do Centro de Saúde da Madalena, mas nas restantes ilhas ainda não estão reunidas as condições por falta de material.
Esta nova geração de testes podem ser efectuados em 15 a 20 minutos, não sendo necessária a marcação de consulta. Os utentes que demonstrarem resultado positivo no teste terão disponível de imediato, um acompanhamento médico, de forma totalmente confidencial.
A Directora Regional de Saúde, Sofia Duarte, assegurou que “Os profissionais de saúde foram alvo de uma acção de formação específica de acordo com as regras que existem na área.
Os dados oficiais da Região apontam para a existência de 200 casos declarados de SIDA ou infectados com HIV nos Açores nos últimos 25 anos. No entanto, estima-se que os números sejam substancialmente maiores, sendo que a SIDA é uma doença silenciosa e de fácil contágio por via sexual.
Neste momento ainda não existe cura definitiva para a doença, recomendando-se o uso do preservativo como forma de prevenção do contágio.
in radiopico.com