Tiago Pires, de regresso à competição após alguns meses de paragem por lesão, foi eliminado na primeira ronda do Azores Pro, quinta etapa “prime” do circuito mundial de qualificação surf, a decorrer nos Açores.
Na Praia de Santa Bárbra, na ilha de São Miguel, Frederico Morais foi o único português a resistir à primeira ronda, cujas últimas oito baterias se disputaram na manhã de quarta-feira, já que Vasco Ribeiro, bicampeão nacional em título, seguiu o caminho de Tiago Pires, único surfista luso do circuito mundial ASP.
Frederico Morais, atual líder do “ranking” nacional e “top-5” mundial júnior em 2012, foi o único a vencer a sua eliminatória. “Estou muito contente por conseguir passar o meu primeiro heat num Prime”, afirmou.
Durante a tarde, decorreram as primeiras oito baterias da segunda ronda, com o brasileiro Filipe Toledo a voltar a fazer o melhor resultado do dia, com 17.70 pontos. Alejo Muniz, Brett Simpson, Kolohe Andino, Willian Cardoso, Adam Melling e CJ Hobgood, outros surfistas do “top-32” mundial, também avançaram para a terceira ronda.
No entanto, houve também surpresas, como as eliminações do basco Aritz Aranburu e do brasileiro Jadson André, que já fizeram parte do circuito ASP, de Messias Félix, vencedor desta etapa em 2012, ou dos jovens Perth Standlick e Ramzi Boukhiam, que têm vindo a fazer boas prestações ao longo deste ano no circuito de qualificação.
O Azores Pro deverá prosseguir na quinta-feira, a partir das 7:30, com Frederico Morais, único português em prova, a entrar para a água na segunda bateria do dia prevista para as 08:00.
Lusa