Realizou-se esta segunda-feira, no edifício do Comando da Zona Marítima dos Açores, em Ponta Delgada, a tomada de posse do novo diretor do Centro de Comunicações dos Açores, Capitão-tenente Gonzalez dos Paços, em substituição do Primeiro-tenente Silva Graça.
O Centro de Comunicações dos Açores é um centro de apoio às operações da Marinha, constituindo-se como um centro alternativo do Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha, localizado em Lisboa.
O Centro de Comunicações dos Açores tem por missão a condução e monitorização dos sistemas que garantem as comunicações do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada e as comunicações militares entre os comandos em terra e as forças e navios em operações.
O evento foi presidido pelo Comandante Interino da Zona Marítima dos Açores, Capitão-de-mar-e-guerra Cruz Martins.
O Capitão-tenente Rodrigo Gonzalez dos Paços nasceu em Espanha a 29 de maio de 1972 e frequentou a Escola Secundária da Sé – Bragança até 1991.
A 04 de novembro de 1991 ingressou na Escola Naval, tendo concluído em 1996 a licenciatura em Ciências Militares Navais.
Como oficial subalterno, prestou serviço a bordo do N.R.P. Zaire, do N.R.P. Rio Minho e do N.R.P. João Coutinho, desempenhando as funções de 3º oficial e oficial Imediato, comandante do navio e oficial Imediato respetivamente.
Após terminar o curso de especialização de oficiais em comunicações na Escola de Tecnologias Navais em 2005, embarcou até 2007 a bordo do N.R.P. João Belo, tendo desempenhado as funções de Chefe do Serviço de Comunicações, Oficial de Ação Tática e posteriormente Chefe do Departamento de Operações.
De outubro de 2007 a maio de 2008 frequentou o curso de promoção a oficial superior- Marinha no Instituto de Estudos Superiores Militares.
No período de maio de 2008 a agosto de 2010 desempenhou o cargo de Chefe do Serviço de Comunicações no Centro de Comunicações e Cifra do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).
Durante a comissão no EMGFA, participou na operação Atalanta entre dezembro de 2009 a abril de 2010 como elemento embarcado do Staff do CTF 465 durante a rotação Italiana e de abril a junho 2010 como elemento da missão da União Europeia no Quartel-general em Northwood.
No período de agosto de 2010 a abril de 2012 prestou serviço no Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha, como Chefe do Departamento de Exploração e como Staff communication Officer da Força Naval Portuguesa (POTG).
De setembro de 2012 a setembro de 2016 desempenhou o cargo de Capitão do Porto de Caminha, Comandante Local da Polícia Marítima de Caminha e Presidente da Delegação Portuguesa da Comissão Permanente Internacional do Rio Minho.
Durante a sua carreira frequentou diversos cursos, destacando-se o estágio para comandantes e imediatos de unidade naval (1998), aperfeiçoamento de oficiais em guerra eletrónica (2005), aperfeiçoamento em INFOSEC – segurança de sistemas de informação e comunicações (2005), curso gestão, manutenção e operação do sistema MMHS (2009), aperfeiçoamento em administração de web information services environment-WISE (2009), curso implementing cisco intrusion prevention system (2009), curso geral de segurança de matérias classificadas no Gabinete Nacional de Segurança (2010), aperfeiçoamento em edição de mensagens formatadas MTF/IRIS forms (2010), curso avoIDfraude – evitar a fraude de identidade, curso de aperfeiçoamento em Autoridade Marítima (2012), o curso de operador de mota de salvamento marítimo (2013) e o curso de aperfeiçoamento em operações “SAR” (2016).
A nível particular frequentou vários cursos dos quais se destaca o “Cisco Certified Network Associate”, “Redes Linux”, “Programação de Base de Dados”, “Hardware” e “Sistemas Microsoft”.
Possui vários louvores e foi agraciado com a medalha militar de comportamento exemplar prata, com a medalha militar da Cruz Naval 3ª classe, duas medalhas da EU alusivas à participação a
bordo e em terra na operação Atalanta, medalha Militar de Mérito Militar – 2 classe e a medalha Cruz Mérito Naval com Distintivo Blanco atribuída pela Ministro da Defesa Espanhola.
Durante a sua carreira conta com 3724 dias de embarque e 11135 horas de navegação.