Numa nota do gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte, é apontado que 81,76 por cento dos habitantes da ilha do Faial, nos Açores, têm cartão do cidadão, enquanto no distrito de Beja a cobertura não chega a metade do total da população (48,56 por cento), sendo atualmente o distrito com menos cobertura.
“De acordo com o ritmo de emissão atual, prevê-se que a totalidade da população possa ser detentora de cartão no final de 2013, sendo atualmente possível obter o documento em 449 diferentes postos de atendimento em todo o país”, lê-se na nota.
Através do cartão do cidadão é possível aceder “aos Portais do Cidadão e da Empresa, em qualquer local e a qualquer momento, a uma série de serviços públicos nas mais diversas áreas”.
“Entre os serviços que se podem efetuar sem necessidade de recorrer a um serviço público estão a alteração de morada, o início do processo de casamento, a revalidação e alteração de elementos da carta de condução, entre muitos outros serviços”, adianta o gabinete, ressalvando, no entanto, que para isso é necessário ter uma assinatura eletrónica.
Da totalidade de cartões entregues até à data, 34,55% têm assinatura eletrónica ativada.