A tradicional procissão da Mudança da Bandeira, integrada na Grandes Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada, realizou-se na noite desta sexta-feira, com a Banda Minerva, dos Ginetes, a marcar o passo daqueles que quiseram participar nesta manifestação cultural e religiosa.
O Presidente do Município, José Manuel Bolieiro, levou a Bandeira do Centro Municipal de Cultura até ao Quarto do Espírito Santo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde estão representadas as 24 freguesias e praticamente todos os impérios do Concelho, através de 78 Coroas e 95 Bandeiras.
Com a Charanga dos Bombeiros de Ponta Delgada, que prestou a habitual homenagem ao Divino, na Praça do Município, abriram-se as portas do Quarto do Divino Espírito Santo à comunidade, devidamente preparado e decorado para receber os símbolos máximos do Divino Espírito Santo.
Ainda no edifício dos Paços do Concelho, realizou-se o concurso de Massa Sovada, que teve como juízes os membros da Confraria de Gastrónomos dos Açores, dos 22 bolos de massa sovada a concurso foi atribuído o primeiro lugar à Freguesia da Relva, o segundo foi para a Covoada e o terceiro lugar para o Livramento.
O Padre Nemésio fez a Bênção da Despensa do Espírito Santo honrando a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que estará em destaque nos próximos dias na cidade de Ponta Delgada.
Após a Bênção da Despensa do Espírito Santo honrando a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, realizada pelo padre Nemésio , sucedeu-se a tradicional arrematação da massa e do pão e a abertura dos quiosques de Solidariedade Social e do Bazar de Artesanato dos Centros de Idosos do Concelho, no lado Sul da Igreja da Matriz.
José Manuel Bolieiro, mordomo destas grandes festas, reforçou “o agradecimento a todos os voluntários e patrocinadores que permitem, todos os anos, a realização desta festas em honra do Divino” e relembrou que “todos estão convidados a participar nesta festa da partilha”, que esta sexta-feira terminou com o concerto Banda Minerva, que subiu ao Palco da Praça do Município.
Este sábado serão distribuídas as pensões às Instituições Particulares de Solidariedade Social, servidas as tradicionais Sopas, no Campo de São Francisco, preparadas este ano para 14.000 pessoas, realizar-se-á o desfile etnográfico na Avenida, e ao fima da tarde o Grupo de Jovens Mensageiros do Vale da Paróquia de São Nicolau (Sete Cidades) irá fazer a recitação do Terço Cantado, terminando o com um arraial animado pelo Grupo de Folias do Espírito Santo e pelo Agrupamento Musical “Brumas da Terra”.
Os principais momentos destas festividades, organizadas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, com o apoio das 24 freguesias, dos seus patrocinadores, colaboradores e centenas de voluntários, serão transmitidos em directo no Youtube (pdl.tv) e Facebook da Câmara Municipal Ponta Delgada.
Açores 24Horas / NI