Treino de aviões de combate F-22 é exequível na Base das Lajes

base-lajesA criação de um campo de treinos para aviões norte-americanos F-22, na Base das Lajes, ilha Terceira, é exequível – afirma o Comandante do Comando Aéreo dos Açores.

 
Em entrevista à Agência Lusa, o Major-General Mora de Oliveira divulga esta avaliação, feita, segundo diz, depois de várias reuniões entre a Força Aérea Portuguesa e a dos Estados Unidos da América.

Mora de Oliveira explica ainda que, neste momento, está a ser elaborado um estudo para ver como compatibilizar o treino dos F-22 com a aviação comercial que utiliza o Aeroporto da ilha Terceira.
Este tipo de avião de combate, desenvolvido pelos norte-americanos, combina muitas características, com quase todo o armamento armazenado internamente. O avião é projectado de forma a possuir uma elevada taxa de manobra, reagindo com grande rapidez no confronto aéreo.
O F-22, o avião do futuro, está equipado com dois motores Pratt and Whitney.

Outra confirmação do Comandante Aéreo dos Açores é de que a pista das Lajes vai mesmo ser sujeita a obras de manutenção, sendo os custos repartidos entre Portugal e os EUA, como consta do acordo técnico entre os dois países.

 

 

 

in rtp/a

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here