Três empreendimentos turísticos açorianos – das ilhas de S. Miguel, Pico e Faial – candidataram-se ao programa de qualidade ambiental “Chave Verde”, uma iniciativa de dimensão internacional que agrega estruturas hoteleiras empenhadas na adopção de boas práticas ambientais que consideram ir ao encontro do desejo dos seus clientes.
O programa tem como objectivos sensibilizar para a alteração de práticas e comportamentos entre os responsáveis, participantes e decisores do sector turístico, envolvendo-os na responsabilização face ao turismo sustentável.
Implementada pela primeira vez nos Açores em 2008, a iniciativa é coordenada pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar em parceria com a Fundação para a Educação Ambiental/Associação Bandeira Azul, assumindo-se como um rótulo ecológico independente.
A Rede Regional de Ecotecas é entidade parceira na divulgação e sensibilização para o programa, e realiza em conjunto com a Direcção Regional do Turismo as visitas de avaliação aos empreendimentos turísticos.
O período de apresentação de candidatura decorreu até 15 de Dezembro. O empreendimento distinguido pelo programa fica habilitado a ostentar uma bandeira e um diploma “Chave Verde” durante 12 meses, um período que poderá ser renovado posteriormente
in radiopico.com