Tribunal condena seis pessoas por tráfico de droga

O Tribunal de Ponta Delgada condenou hoje a penas de prisão, que variam entre sete anos e quatro anos e quatro meses, seis dos oito arguidos que eram acusados de integrar uma rede de tráfico de droga.

O principal arguido foi condenado a sete anos de prisão efetiva, tendo ficado provado que “resolveu traficar heroína, cocaína, haxixe e ecstasy do continente para S. Miguel”, entre abril de 2010 e agosto de 2011, e que tinha “alguns colaboradores” nesta “rede”.

Na leitura do acórdão, o juiz Moreira das Neves sublinhou que o homem “era o dono daquele negócio” de tráfico de droga, que praticou durante “mais de um ano”.

“É o mais responsável de todos”, sustentou o juiz, acrescentando que o homem “vivia disto”.

O tribunal deu também como provado que a droga era expedida do continente para S. Miguel por via postal ou no interior do organismo de alguns elementos.

Além da pena aplicada ao líder da rede, o tribunal condenou outro dos membros desta rede a cinco anos e 10 meses de prisão, enquanto um terceiro indivíduo foi condenado a quatro anos e 10 meses de prisão, mas com suspensão da pena se ele aceitar ser submetido a tratamento.

O quarto homem envolvido neste processo foi condenado a cinco anos de prisão, mas o juiz determinou que, caso aceite um tratamento contra a toxicodependência, a pena também será suspensa. O juiz frisou o facto de este homem ter confessado “tudo direitinho”, o que considerou ser “o primeiro sinal de arrependimento”.

Neste caso, estavam ainda envolvidas quatro mulheres, que, segundo a acusação, integravam a rede e eram namoradas do líder, mas nenhuma saberia da existência das outras, sendo utilizadas para fazer pagamentos e entregas de droga.

O tribunal condenou uma delas a quatro anos e seis meses de prisão e outra a quatro anos e quatro meses, ambas com pena suspensa. As duas outras mulheres foram absolvidas.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here