Os tripulantes de cabine do Grupo SATA estão de greve hoje e amanha, dando cumprimento ao pré-aviso convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), após falharem as negociações com a transportadora aérea açoriana.
O SNPVAC aponta o incumprimento do acordo de empresa e acusa a companhia de “desrespeitar a lei, os acordos e protocolos livremente assinados, situação que obrigou e obrigará, caso seja necessário, os tripulantes de cabine a manterem uma posição de defesa dos seus direitos”.
Um mês após a última paralisação, que deixou em terra 1.300 passageiros, depois de várias reuniões e após ser recebido pelo Presidente do Governo Regional, o sindicato afirma que “o grau de insatisfação nunca foi tão grande”.
O Conselho de administração da SATA afirma que continua disponível para dialogar e encontrar as melhores soluções para a empresa e para os trabalhadores e que as questões que são invocadas no referido documento, desde que não impliquem aumento de custos e não ponham em causa a recuperação financeira da empresa.
Na sequência do pré-aviso de greve o Grupo Sata alertou os passageiros para a possibilidade de alteração de reservas ou cancelamento das mesmas, sem custos adicionais, acautelando o impacto direto nos passageiros.
Ao abrigo dos serviços mínimos assegurados nesta situação, a companhia garante voos pela Sata Air Açores para todas as ilhas da Região, e assegura na quinta-feira as ligações aéreas da Azores Airlines de ida e volta de Lisboa para Santa Maria e de Lisboa para a Horta, assegurando também na sexta-feira as ligações em ambos os sentidos Lisboa-Horta.
Açores 24Horas