A 4ª edição do Tourism Explorers, programa que pretende capacitar os empreendedores de todo o país e ajudar a reduzir as assimetrias regionais, chega, pela primeira vez, a São Miguel.
No seguimento da pandemia, “o Turismo foi uma das áreas mais castigadas, mas também uma das que continua com enorme potencial. Os ativos do turismo continuam todos cá: as pessoas, os monumentos, o clima extraordinário, a cultura e as histórias”, diz António Lucena de Faria, Fundador e CEO da Fábrica de Startups, que afirma que os turistas irão voltar e, por isso, é necessário “ensinar e ajudar as pessoas que querem criar os seus negócios empreendedores” no setor do turismo.
Dividido em Ideação e Aceleração, o Tourism Explorers vai decorrer, em simultâneo (através de Live-Streaming), em mais 11 cidades portuguesas, para além de São Miguel: Aveiro, Beja, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu.
Na Ideação, os participantes vão ter de encontrar uma solução inovadora para o desafio que lhes for colocado. Na Aceleração, as equipas vão ter oportunidade de testar e validar o seu modelo de negócio.
Depois de 3 edições de sucesso, a Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, volta a apoiar os participantes a criar novos negócios de sucesso, definir a melhor estratégia para o seu negócio, adaptar o seu negócio a uma nova realidade, aceder a uma rede única de mentores nacionais, parceiros especialistas no setor, potenciais clientes e investidores.
Lançado em 2017, o Tourism Explorers já envolveu mais de 730 empreendedores, espalhados por 17 cidades, e contribuiu para o desenvolvimento de mais de 290 startups. E, de acordo com o mais recente Relatório de Impacto, 60% das startups que participaram
neste programa continuam ativas (mas em diferentes fases), 23% recebeu algum tipo de investimento (43% diz ter recebido investimento privado) e 13% conseguiu internacionalizar o seu negócio (sendo que a maior concentração recai sobre Espanha e o
Brasil).
Entre os casos mais conhecidos de startups que participaram no Tourism Explorers e que receberam investimento destacam-se a Sailside, a Live Electric Tours (também galardoada com o prémio de Melhor Startup de Turismo da Europa, em 2018, nos Startup Europe
Awards), a Bag4Days e a Try Portugal.
A participação é gratuita e as inscrições estão abertas até ao dia 07 de outubro em
www.tourismexplorers.pt.
Para a concretização deste programa, a Fábrica de Startups e o Turismo de Portugal contam com o apoio do Nonagon e da Universidade dos Açores.
TIMELINE:
● Período de Candidaturas – de 21 de julho até 07 de outubro
● Programa de Ideação – 21, 22 e 23 de outubro
● Programa de Aceleração – de 03 a 26 de novembro
● Grande Final Nacional – 03 de dezembro
A Fábrica de Startups é uma aceleradora de startups, que tem como missão ajudar as pessoas a serem empreendedoras de sucesso, contribuindo para o fomento do empreendedorismo e para a criação de mais e melhores startups em Portugal. Para tal, realiza programas de aceleração, como o Tourism Explorers, organiza eventos e promove
várias iniciativas, onde utiliza a sua própria metodologia (baseada em conceitos de design thinking, lean startup e customer development), para ajudar a identificar ideias de negócio, criar equipas, desenhar o modelo de negócio, descobrir clientes e lançar a empresa. A Fábrica de Startups ajuda, ainda, a promover a inovação dentro das grandes e médias empresas, através da realização de programas corporativos, que permitem descobrir novas ideias de negócio, validar modelos de negócio e lançar novas ofertas no mercado (go-to-market).