Turma de Currículo Adaptado da Escola Secundária Manuel de Arriaga dá corpo ao Projeto “Bom Tempo no Canal”

Alunos de uma turma de Currículo Adaptado da Escola Secundária Manuel de Arriaga da Horta (ESMA) dão corpo ao Projeto “Bom Tempo no Canal”.

Esta iniciativa tem como tutoras as alunas do Curso de Animador Sociocultural ( PROFIJ), que tem como função planificar e o envolver ações com impacto não só na comunidade escolar, promovendo o envolvimento dos pais, de empresários locais e de outras instituições, cumprindo assim o projecto “Bom Tempo no Canal” esses objetivos, enquadrados numa das Unidades de Formação do currículo deste Curso – Trabalho de Projeto Comunitário.

Nesse ãmbito, e em resultado de um protocolo com a ESMA assinado em Janeiro último, o Clube Naval da Horta (CNH) leva estes alunos ao mar, sob a orientação dos Treinadores de Competição de Vela do Clube Naval da Horta, Duarte Araújo e Pedro Cipriano, que assumem o papel de tutores náuticos, onde têm sido ensinadas as bases da navegação à vela, desde montar o barco para velejar, até controlar o leme e as velas.

Fruto de várias outras parcerias desenvolvidas para que esta iniciativa chegue “ a bom porto” têm vindo a ser realizadas diversas Oficinas de Ciência, foi visitada a antiga Fábrica da Baleia e foram dadas aulas sobre fósseis e dinossauros com o apoio do Observatório do Mar dos Açores.

Estes jovens tiveram ainda oportunidade de assistir a uma aula sobre cetáceos, dada pelo empresário Norberto Serpa (“Norberto Diver”) acompanhado com o fotógrafo Nuno Sá, ação que mereceu “grande atenção e interesse” que suscitou questões “deveras interessantes”, sublinha a professora Maria do Céu Brito.

Neste contexto, a literatura que versa o mar, também será abordada em aula, de onde poderá nascer uma encenação, baseada em autores como Dias de Melo, Vitorino Nemésio e outros.

Sobre este projeto, e sobre a sua metodologia, a opinião dos alunos envolvidos é unânime – “sem dúvida que esta ação é muito melhor do que as aulas na Escola, pois a relação com o mar é mais próxima e permite novos conhecimentos”, compartilham.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here